top of page
Buscar
  • Foto do escritorHugo Gleven

Materiais para pias e bancadas

Para definir qual é a pia de cozinha ideal para a sua casa, primeiro é necessário entender sobre os materiais mais comuns com os quais esses itens são feitos. Pense em como é a rotina na sua casa e em como as qualidades de cada um podem ser aproveitadas por você e pelos outros moradores.


Se você está montando ou reformando esse ambiente, saiba que comprar uma boa pia de cozinha é mais que um complemento estético do local. As bancadas também são fundamentais, ajudando a ter um espaço funcional e prático na hora de preparar alimentos ou fazer pequenas refeições. Dependendo do local de instalação, estes elementos também podem ser utilizados para fazer lanches e refeições rápidas, sem necessariamente se sentar à mesa.


As bancadas também podem funcionar como divisória de ambientes em cozinhas integradas com a sala. Se precisar de um local para deixar eletrodomésticos, elas também são perfeitas, mantendo-os sempre ao alcance das mãos.


A escolha do material de pias e bancadas para cozinha é uma das importantes decisões que os moradores precisam tomar em uma reforma ou construção. O ideal é que esses elementos se adaptem aos diversos usos no dia a dia de uma família, ao mesmo tempo em que se mantém conservada. Por isso, precisam ser produzidas a partir de um material estável e muito resistente.


Porcelanato:

Mais conhecido como revestimento de cozinha, o porcelanato também pode ser usado em pias e bancadas. Mas, diferentemente das outras pedras, não pode ser instalado diretamente sobre o móvel. Ou seja, é necessária uma estrutura metálica específica para fixá-lo.

Os tampos desse tipo de cerâmica são uma opção interessante para cozinhas pois trata-se de um material de baixa porosidade e fácil manutenção. Porém, é preciso levar em conta que o porcelanato não é tão resistente a impactos como outras pedras.


Granito:

Devido ao baixo custo, o granito é a pedra natural mais comum em pias e bancadas para cozinha. A aparência dessa rocha varia bastante em termos de cor e de padrão: do mais granulado ao mais liso, como o São Gabriel e o Preto Absoluto.

O granito é resistente a impactos e a altas temperaturas. No entanto, é uma pedra que exige cuidados na manutenção, pois absorve líquidos e pode ficar manchada. Por isso, vale a pena considerar um serviço de impermeabilização.

Como o granito tem um visual marcante, a bancada acaba se tornando um ponto de atenção na decoração da cozinha. Por isso, recomenda-se associar essa pedra a móveis de cores neutras. No caso de uma cozinha americana, é preciso levar em conta também a harmonização com o estilo decorativo da sala.


Madeira:

A madeira, por si só, já traz um ar de requinte e aconchego ao ambiente da cozinha. Entretanto, por se tratar de um material poroso, a atenção deve ser redobrada quando este material ficar exposto em lugares úmidos para que não ocorra a proliferação de bactérias. Por isso, a dica aqui é mesclar materiais, utilizando o com o inox, por exemplo.

Além disso, muitos pensam que a pia de cozinha feita em madeira só deve ser usada na decoração rústica, mas na verdade isso é um engano, visto que a madeira se harmoniza com facilidade em diversos estilos decorativos.


Silestone:

O silestone é uma pedra tecnológica também conhecida como mármore composto porque é composta de quartzo com adição de resina de poliéster. Sua aparência é lisa e há diversas opções de cores, sendo o branco o mais tradicional.

Em termos de resistência a riscos e manchas, o silestone é uma opção superior ao granito e ao mármore, pois o quartzo tem baixa porosidade. Ainda assim, é preciso ter cuidado com objetos quentes, como panelas e assadeiras, por causa da resina.

Outra vantagem do silestone é que o material pode ser recuperado em caso de danos: retira-se apenas a área prejudicada e substitui-se pelo mesmo material de forma que as emendas fiquem invisíveis.


Inox:

O inox é resistente a manchas, choques e corrosões, mas tem um ponto fraco: arranha fácil. Ele é considerado higiênico, é fácil de combinar, vai bem com praticamente qualquer estilo de decoração, principalmente para um estilo de cozinha moderna com outros eletrodomésticos em inox, como geladeira, fogão e freezer, mas pode acabar perdendo o brilho com o tempo. Para evitar isso, o recomendado é usar produtos específicos para esse material.


Resina:

Considerada moderna, a resina pode dar uma atualizada no seu ambiente, caso ele tenha cara de antigo. Elas são menos resistentes, mas podem ser consertadas caso sofram qualquer dano. É possível utilizar de forma mista como, por exemplo, revestir uma bancada de outro material com resina epóxi.


Mármore:

Mais nobre que o granito, o mármore também é uma pedra natural. A diferença no visual é que o mármore tem um padrão mais homogêneo, o que facilita a combinação com os móveis de cozinha.

Trata-se de uma pedra bastante permeável e que risca facilmente. Portanto, seu uso não é muito indicado em bancada de cozinha com pia, em razão do contato direto com água. Apesar disso, é um material que pode trazer muita sofisticação para a superfície de outros móveis na cozinha.



Mármore Sintético:

O mármore sintético é resistente a manchas, trincas e riscos e tem o preço mais em conta que o mármore convencional. Porém, não reage tão bem em contato com ácidos.

Este material também é uma opção interessante para quem gosta do visual da pedra, mas não tem como investir no mármore propriamente.


Nanoglass:

O nanoglass é um elemento industrializado feito com resina e pó de vidro. Sua aparência é homogeneamente branca e de brilho intenso. A superfície polida do nanoglass garante baixa porosidade e resistência a manchas, mas não suporta altas temperaturas.

Como tem vidro na composição, o material é muito rígido e de delicado manuseio. Para evitar trincas e rachaduras que não podem ser recuperadas, é preciso contratar uma instalação altamente especializada.


Se você gosta de cozinhar e faz muitas refeições em casa, a cozinha deve ser um dos ambientes mais frequentados do seu lar. Então, pondere esse fator ao escolher a pedra da bancada e opte por um dos tipos reconhecidos pela alta durabilidade.


O acabamento estético da bancada para cozinha é o fator que varia mais de um material para o outro. Portanto, dedique um tempo para ver as pedras ao vivo e pesquise aplicações para visualizar como elas combinam com outros elementos do ambiente.


O tamanho ainda impacta diretamente no preço da peça. Por isso, uma vantagem da bancada de cozinha pequena é que há uma área menor, o que permite investir em um tipo mais sofisticado de acabamento.


Uma pergunta a ser feita antes da definição do material é: quanto tempo os moradores estão dispostos a gastar cuidando da manutenção da bancada? Alguns tipos de pedra podem passar dias com respingos de líquidos, por exemplo, enquanto outros materiais exigem uma limpeza dedicada a cada uso. Se a praticidade for um fator muito relevante no seu dia a dia, opte pelos modelos de baixa porosidade e que não riscam facilmente. Assim você garante uma cozinha sempre bonita.

15 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Inscreva-se para mais novidades!

E-mail adicionado com sucesso!

  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram

©2021 por Hugo Gleven.

bottom of page