
O Estádio de Lusail foi chamado no começo das obras de "Estádio Icônico" porque é o mais importante da Copa do Mundo do Qatar e simboliza a imagem que o país quer passar para o mundo. Será o palco do jogo mais importante do futebol, a partida final da Copa do Mundo.

Oferecendo 88.966 lugares, sendo assim o maior estádio dentre os 8 da copa, o Estádio Lusail é a personificação da paixão do Catar por compartilhar sua cultura com o mundo. Ele está localizado 15 km ao norte do centro da cidade de Doha e se destaca como a peça central da nova metrópole Lusail.
Lusail, a cidade homônima ao estádio, fica a menos de 20 km da capital Doha, e foi durante décadas uma vila isolada no meio do deserto, mas agora faz parte de um projeto ousado de modernização que passa pelo esporte. A nova cidade erguida do zero para desafogar Doha terá população entre 200 e 450 mil pessoas e uma série de inovações, do tipo táxi aquático e dutos subterrâneos de refrigeração.
Tudo é de última geração e sustentável no estádio de Lusail, a começar pela climatização que usa energia solar utilizando a proposta de carbono zero.

Seu design foi um projeto apresentando em dezembro de 2018 pelo falecido arquiteto Albert Speer. A arquitetura do estádio, que tem fachada inspirada nas tigelas de tâmaras da época de ouro do artesanato islâmico, e iluminação feita para lembrar o fanar, uma lanterna local, conta com uma cobertura de painéis de energia solar (que vão alimentar o estádio e seus arredores) e acabamentos em prata, que impactaram muito no alto custo da construção, que ficou no valor de 2 bilhões de dólares. Ele foi o último dos oito palcos da Copa do Mundo a ter suas obras finalizadas.

A entrada no estádio pelo estacionamento já dá a dimensão de multidão: as paredes são decoradas com fotos de 80 mil pessoas que participaram das obras, um mosaico enorme e colorido. Dentro, curiosidades divertidas como, por exemplo, será possível tirar selfies com os jogadores da Copa em formato holográfico.
À noite, o efeito das sombras e luzes revela um estádio dourado, futurista e imponente. Tanto é que quase todos os jogos por lá serão à noite. Todas essas inovações trazem um aspecto futurista em meio às tradições culturais.

Após a Copa será inteiramente reinventado, porém mantendo sua fachada original, de forma a se tornar um espaço comunitário bastante útil. Terá desde escolas até lojas, instalações esportivas e clínicas de saúde.
Comentários