top of page
Buscar
  • Foto do escritorHugo Gleven

Estádios da Copa: Khalifa International


O Estádio Internacional Khalifa é o estádio mais tradicional do Catar e o único que já existia antes da copa. A versão original da arena foi construída em 1976 e posteriormente renovada algumas vezes. A última reabertura após reforma ocorreu em 2017, atualizando o estádio para a Copa do Mundo. Foi o primeiro dos oito estádios a ter suas obras finalizadas, estando pronto para receber partidas 5 anos antes do início da copa.

Localizado em Al Rayyan, já sediou diversos eventos esportivos de renome antes desta Copa do Mundo: Copa do Golfo, Doha Grand Prix de Atletismo, Jogos Asiáticos, Jogos Pan-Árabes, Copa da Ásia, Campeonato Mundial de Atletismo e, em 2019, a Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

Oito partidas da Copa do Mundo aconteceram Khalifa International, incluindo a disputa pelo terceiro lugar entre Croácia e Marrocos.

É o primeiro estádio ao ar livre com ar-condicionado para uma Copa do Mundo da FIFA. Para fazer frente às altas temperaturas no Catar no inverno de 2022, decidiu-se equipar os estádios com alta tecnologia de refrigeração. Nas arquibancadas do estádio, com 45.416 espectadores, nunca deve haver temperatura superior a 26 °C.

Em comparação com a versão original do Estádio Internacional Khalifa, a capacidade de público aumentou de 20.000 (1976) para 45.416 (desde 2017). Em 2014, o estádio chegou a oferecer 50 mil lugares. O teto foi levantado e dois novos arcos foram instalados sobre os telhados ondulados em camadas.


Mesmo reformado, porém, o estádio tem uma arquitetura um pouco menos arrojada, mais puxada para o tradicional. Diferente dos outros palcos da Copa, o Khalifa não tem teto, nem mesmo retrátil.

Cheio de história, o Khalifa não seguirá o mesmo caminho de outros estádios da Copa que passarão por modificações. O estádio é o único dos oito que vai manter sua capacidade para mais de 45 mil torcedores e não sofrer nenhuma alteração depois do torneio. Continuará como grande símbolo do futebol, ainda mais porque se desenvolveu ao redor dele um centro esportivo de alcance internacional, a Zona Aspire. Ela conta com academia de futebol para formação de novos jogadores, clínica médica esportiva referência no mundo inteiro, um arranha-céu espelhado e também um centro aquático. O Villaggio Mall, um parque e o hotel The Torch Doha também fazem parte do empreendimento. O estádio também receberá o Museu 3-2-1 Catar Olímpico e Esportivo.

6 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Inscreva-se para mais novidades!

E-mail adicionado com sucesso!

  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram

©2021 por Hugo Gleven.

bottom of page