top of page
Buscar
  • Foto do escritorHugo Gleven

Estádios da Copa: Education City


O Education City é um dos mais curiosos entre os oito estádios preparados pelo Qatar para sediar a Copa do Mundo 2022. O local recebeu este nome (Cidade da Educação em português) por estar em uma área enorme conhecida internacionalmente como um "oásis acadêmico" por ficar perto de desertos e abrigar instituições de ensino dos mais variados níveis. Há inclusive campus de universidades dos Estados Unidos por ali, no total de nove faculdades estrangeiras, 11 escolas e mais de 8 mil alunos.

O objetivo do projeto, que já tem quase 20 anos, é a formação de profissionais que colaborem com o desenvolvimento do Oriente Médio. Também há um centro de pesquisas sobre cavalos e opções de entretenimento, como campos de golfe, quadras de basquete e a biblioteca nacional do país. A ideia de construir um estádio de futebol para a Copa do Mundo dentro deste complexo é justamente para divulgar a iniciativa, como um símbolo de inovação.


O estádio está localizado a aproximadamente 7km do centro de Doha, capital do país, e tem uma capacidade para 44.667 espectadores.

O Education City Stadium sediaria as partidas da Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2019, mas não foi entregue a tempo da competição. Com isso, elas foram remarcadas para o Estádio Internacional Khalifa.

O estádio conseguiu então ser inaugurado em junho de 2020. No ano seguinte, já recebeu a final do Mundial de Clubes entre Bayern de Munique e Tigres. O Palmeiras disputou por lá a semifinal contra o Tigres e o terceiro lugar diante do Al Ahly e levou a pior nos dois duelos.

Sua inauguração não aconteceu com um jogo de abertura, como de costume, devido à pandemia de COVID-19. Em vez disso, houve um programa virtual ao vivo que prestou homenagem ao compromisso dos trabalhadores e artesãos durante a pandemia.

O design é inspirado na história da arquitetura islâmica, com a fachada formada por triângulos que seguem um padrão geométrico. De dia, esse padrão faz com que o estádio aparente mudar de cor de acordo com o movimento do sol. À noite, com o brilho das luzes acesas, esse padrão remeterá à imagem de um diamante. Daí veio o apelido pelo qual muita gente está chamando o Education City: a joia do deserto.

Um diferencial interessante é que em seu interior existem quatro vestiários ao invés de dois, pois a ideia é facilitar que o estádio receba mais de um jogo por dia.

O Estádio Education City é um dos estádios mais verdes do mundo. 55% dos materiais vêm de fontes locais e 20% dos materiais de construção são classificados como ecológicos. Em 2019, tornou-se o primeiro estádio do mundo a receber uma classificação de cinco estrelas do Sistema de Avaliação de Sustentabilidade Global.


Após o final da copa, como ocorrerá com quase todos os oito estádios, a capacidade do Education City Stadium será reduzida para 20.000 lugares. Ele será utilizado para eventos esportivos universitários, enquanto os assentos restantes serão doados a países em desenvolvimento. Além disso, o estádio está planejado para ser a nova casa da seleção feminina do Catar.

Como em muitos outros estádios da Copa do Mundo no Catar, as condições de trabalho do Education City Stadium também foram fortemente criticadas. No auge do verão, os trabalhadores convidados tiveram que trabalhar em temperaturas em torno de 50 graus. Ataques cardíacos ou paradas respiratórias foram continuamente repetidos. Pelo menos um nepalês de 23 anos morreu durante as obras do estádio. É possível que não tenha havido quaisquer precauções, como redes de segurança, por exemplo.

6 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Inscreva-se para mais novidades!

E-mail adicionado com sucesso!

  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram

©2021 por Hugo Gleven.

bottom of page