top of page
Buscar
  • Foto do escritorHugo Gleven

Estádios da Copa: Al Thumama


A Copa do Mundo do Qatar está sendo um verdadeiro show arquitetônico com seus estádios de última geração. Modernidade, tecnologia, conforto, praticidade e tradição são elementos comuns entre todos os estádios que vão receber os 64 jogos desta copa. E o Al Thumama não deixa a dever em nenhum desses aspectos.

O Estádio Al Thumama é um dos oito estádios da Copa do Mundo de 2022 no Qatar e um dos sete que foram construídos para a ocasião. No total, foi palco de oito jogos da copa. Sua última participação será no sábado (10), na partida entre Marrocos e Portugal pelas quartas de final.


Está localizado a cerca de 12km do centro de Doha, próximo ao maior aeroporto da capital do Qatar, o Aeroporto Internacional de Hamad. É uma das primeiras vistas na chegada ao país. Segundo o projeto original, o Al Thumama seria o primeiro estádio subterrâneo do mundo, mas a Fifa fez o país mudar de planos.

Foi o único estádio desta copa projetado por um nativo do Qatar. Seu projeto arquitetônico, do arquiteto-chefe do Arab Engineering Bureau, Ibrahim Jaidah, se inspira na Gahfiya, tradicional chapéu branco, redondo e com tecido desenhado, usado por homens e meninos em todo o Oriente Médio.



O Estádio Al Thumama tem capacidade planejada para 44.400 torcedores. Mas, após sua participação na copa, terá sua capacidade reduzida para apenas 20.000 lugares. Os assentos retirados serão doados para nações em desenvolvimento e um hotel boutique substituirá os assentos superiores do estádio. O estádio será também um centro comunitário, que contará com multiplas instalações desportivas. Para isso, será adicionada uma filial da Aspetar Sports Clinic, o primeiro hospital especializado em ortopedia e medicina do esporte na região do Golfo. Parte do espaço que será disponibilizado com a redução dos lugares também servirá para a instalação de uma mesquita, local de culto dos seguidores da fé islâmica.

O Al Thumama é um exemplo de inovação e sustentabilidade. Por exemplo: um moderno sistema de reutilização da água usada dentro do estádio irriga um parque de 50 mil m² repleto de árvores nos arredores. O nome do estádio, inclusive, homenageia a Thumama, árvore nativa da região.


O sistema de refrigeração de ar também é inovador. A tecnologia utilizada permite que o ar refrigerado saia do chão diretamente no meio das arquibancadas e pode deixar o estádio a 18ºC caso esteja muito quente.

O projeto de iluminação noturna também merece destaque graças a seu design único, com as fendas da aparência de rendado.


O Al Thumama é considerado um dos mais importantes, entre todos os estádios, por vários motivos mas, principalmente, por ter sido projetado apenas por pessoas nascidas no país.

11 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Inscreva-se para mais novidades!

E-mail adicionado com sucesso!

  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram

©2021 por Hugo Gleven.

bottom of page