top of page
Buscar
  • Foto do escritorHugo Gleven

Estádios da Copa: Ahmad Bin Ali


O Ahmad Bin Ali fica na cidade de Al Rayyan, que faz divisa com a capital Doha e é chamada de "porta de entrada do deserto" porque boa parte do seu território é formada justamente por desertos. Muitos passeios são oferecidos entre desertos, vilas isoladas, cavernas e outras maravilhas naturais.

A característica mais marcante do estádio é a exuberante fachada, formada por padrões que remetem a diferentes aspectos do país, os quais, segundo os próprios autores do design, são: a importância da família, a beleza do deserto, a flora e a fauna nativas e o comércio local e internacional. Uma quinta forma, um escudo, agrupa todas as outras, representando a força e a união que são especialmente importantes para a cidade.


Ele tem a fachada ondulada, com armação em forma de dunas de areia e uma espécie de rede em volta que dá um aspecto de tecido rendado na frente da estrutura brilhante. Isso chama atenção principalmente em jogos à noite. Não à toa, todos os jogos por lá serão a partir do fim da tarde.

O estádio original, construído em 2003 e com capacidade para 21.282 pessoas, foi completamente demolido em 2015 para dar lugar a um novo estádio para a Copa do Mundo de 2022, sediada no Catar, será uma das oito sedes. O novo estádio possui capacidade de assentos para 45.032 pessoas.

O estádio Ahmad Bin Ali é um dos poucos da Copa do Mundo que não corre o risco de virar elefante branco. Ele foi construído no mesmo terreno de um estádio que já existia e recebia jogos do Al Rayyan Sports Club até começar a ser demolido por causa do Mundial, em 2014. Continuará sendo estádio oficial do time mesmo após as alterações planejadas para o pós-copa.

O módulo superior da arquibancada será removido após o torneio e o estádio voltará a ter cerca de 20.000 lugares, com os assentos sendo redistribuídos em praças esportivos no Qatar e fora do país. O local contará com uma série de instalações esportivas, inclusive campos de críquete e futebol, um parque infantil, equipamentos de ginástica ao ar livre, centro aquático, quadras de tênis, pista de skate e pista de atletismo. Além do centro comercial inaugurado em 2016, adjacente ao estádio, haverá espaços ajardinados, cafés e amplas calçadas.


É um dos estádios mais sustentáveis desta Copa do Mundo. Muitos dos materiais do estádio demolido que ocupava este local, de mesmo nome, foram usados no novo complexo, incluindo alguns que foram reutilizados em instalações de arte pública. Mais de 90% dos materiais de construção foram reutilizados ou reciclados.

Árvores que faziam parte do antigo estádio foram recolhidas para serem novamente plantadas, diminuindo o impacto ao meio ambiente. Medidas de uso eficiente de energia e água foram implementadas para reduzir as emissões de carbono do estádio. Ao todo, o complexo tem 125.000 m² de espaço verde, além de árvores nativas, com baixo consumo de água, para que a comunidade possa aproveitar.

7 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Inscreva-se para mais novidades!

E-mail adicionado com sucesso!

  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram

©2021 por Hugo Gleven.

bottom of page