
Localizado ao longo das margens do Golfo, com as vistas deslumbrantes de West Bay, o Estádio 974 (primeiramente conhecido como Estádio Ras Abu Aboud) é um dos 8 estádios que serão utilizados nesta Copa do Mundo do Qatar e é o primeiro da nossa série sobre eles.

Seu nome foi alterado para referenciar os 974 contêineres reciclados que compõem sua estrutura. Este número pensado para ser igual ao DDI do país (o do Brasil, por exemplo, é +55). A utilização de contêineres é, também, para homenagear a atividade portuária do país.

É relativamente pequeno para níveis de copa do mundo: possui capacidade para 44.089 espectadores. Foi palco de 7 jogos nesta copa e sua última participação foi nas oitavas de final, na partida entre Brasil e Coréia do Sul. A obra teve custo estimado de 300 milhões de euros, cerca de 1 bilhão de reais.
É um estádio temporário e também o primeiro estádio FIFA que pode ser totalmente desmontado após seu período na copa e remontado em outro local.

Seu design é inovador. Utiliza bem menos materiais que estádios comuns, sendo assim uma estrutura leve. Junto a isso temos os 974 contêineres navais que fazem parte da sua estrutura modular.
Ainda sobre inovação, a Copa do Mundo do Qatar deste ano tem sido referência em sustentabilidade. Dos oito estádios utilizados, quatro a FIFA declara a conquista da certificação de cinco estrelas do Sistema de Avaliação de Sustentabilidade Global (GSAS): Al Bayt, Lusail, Education City e o nosso 974.

É o único estádio desta copa que não possui ar-condicionado. Sua arquitetura foi dimensionada para utilizar tudo que a Ventilação Natural tem pra oferecer. Um dos recursos utilizados foi graças a sua localização à beira-mar.

O Estádio 974 se despediu de nós nesta segunda-feira (05), porém, tem previsão para ser reutilizado no Uruguai em uma possível participação para a copa de 2030. Até lá pode ser remontado em partes, se transformando em estruturas de arenas menores e similares.
Commentaires