top of page
Buscar
  • Foto do escritorHugo Gleven

Estilos de Fachada 01

Escolher um estilo arquitetônico, dentre diversas opções, pode ser um desafio. Essa escolha influenciará em diversos aspectos da sua obra, já que toda a aparência e a funcionalidade da casa devem estar em harmonia com os seus gostos.


A casa é, em si, é uma extensão de sua fachada, como a vestimenta reflete o estilo particular de seu dono. Sendo assim, a entrada de uma residência não pode ser subestimada. Para exemplificar, apenas por olhar uma fachada você será capaz de imaginar o que se pode encontrar em seu interior, isso poderá fazer você se interessar em conhecê-la por completo ou passa por ela sem considerar isso.


São diversos fatores que caracterizam um estilo arquitetônico de fachada, dentre os quais podemos destacar: o telhado, o volume da casa, os materiais utilizados, o nível de detalhes dos elementos e até mesmo as proporções desses elementos.


Neste post, traremos os estilos arquitetônicos para fachadas mais utilizados na atualidade. Para não ficar um conteúdo extenso e maçante, separamos este post em duas partes.


É importante ressaltar que um estilo pode, muitas vezes, se confundir com outro. Por exemplo, a tendência em alta atualmente é o estilo moderno (falaremos mais dele na segunda parte), o que faz com que alguns projetistas mesclem outros estilos com este. Os resultados costumam ser fantásticos.

Estilo Mediterrâneo

O estilo mediterrâneo é marcado por elementos e materiais naturais, assim como a ampla presença da cor branca nos projetos, tanto na área externa como interna. Ele remete a região da Grécia e de Andaluzia, servindo de inspiração para muitos projetos contemporâneos, principalmente de casas de praia.

Neste tipo de construção, a arquitetura tem como característica a iluminação ampla e o aspecto limpo, além de sempre considerar a interação e a harmonia com a natureza no entorno. O efeito curvilíneo também está presente nas paredes de alguns projetos, remetendo a um estilo improvisado, originário do método artesanal no qual este tipo de construção era baseado no passado.


Nas casas mediterrâneas há geralmente a predominância do revestimento com pedras e madeiras pouco tratadas, contrastando com a cor branca e conferindo o aspecto natural e rústico, marcantes neste estilo.


Estilo Escandinavo

Considerado um estilo recente, a decoração com estilo escandinavo surgiu no norte da Europa. Inspirado nos elementos nórdicos e paisagens locais, é bem minimalista, mas com um toque contemporâneo. Algumas particularidades compõem a sua essência como: ambientes amplos, linhas simples, iluminação natural com grandes janelas, cores claras, objetos decorativos discretos e uso de elementos rústicos e naturais, como a madeira.

É especialmente marcado pela angulação dos telhados, que são bem altos e inclinados, remetendo aos ambientes nórdicos, nos quais esta foi a solução encontrada para a neve não ficar acumulada sobre a cobertura da edificação.



Estilo Minimalista

Esse estilo é caracterizado pela limpeza visual, que se encaixa em todos os detalhes, desde a distribuição dos espaços bem como na fachada principal.

As cores realçam ainda mais o estilo minimalista. Nos acabamentos, por exemplo, as principais escolhas são os tons clássicos como preto, branco e cinza. Já para os materiais e revestimentos mais utilizados estão o vidro, metal, mármore e granito.

Em relação ao desenho de fachada, o encontro do cheio e o vazio conversam entre si formando uma única construção através da harmonização das formas geométricas. O jardim interno deve ser aberto assim como grandes vãos de vidro devem estar presentes para que a leveza seja notada. Por isso, a grande dimensão de janelas e portas são uma característica marcante nesse estilo.

Estilo Rústico

As características do estilo rústico podem ser vistas tanto na construção como também na decoração dos ambientes. Possui um aspecto antigo, campestre, onde o passado é evidenciado e as imperfeições são vistas como belas, pois contam uma história.

É muito comum logo vir à mente uma casa nas montanhas ou mesmo uma fazenda quando pensamos em decoração rústica. Porém, foi-se o tempo em que uma residência com estilo rústico era exclusividade das casas de campo. As residências urbanas tem se apropriado cada dia mais desse conceito.

A paleta de cores do estilo rústico é composta pelo branco-sujo. Também os tons terra ou tonalidades pastel. A estrutura da casa é, geralmente, aparente. Todo o madeiramento do telhado costuma ficar à mostra neste estilo. Inclusive, a madeira é amplamente utilizada seja em móveis, decorações ou mesmo na própria fachada. As paredes com aspecto natural, quer ele seja pedra, madeira ou tijolo, e o piso de madeira são típicos do estilo rústico.


Estilo Tropical

O estilo tropical valoriza muito a relação com o exterior. Os ambientes internos estão sempre em harmonia com a área externa.

Os materiais são empregados de forma aparente, mantendo a atmosfera de naturalidade. A madeira é muito utilizada, com pedras locais e outros materiais naturais, como bambu, palha e adobe. A estrutura metálica é muito usada, para trazer destaque à paisagem.

Aparecem muitos adornos que remetem à arquitetura clássica ou mediterrânea, porém, também podemos perceber o uso de grandes aberturas. Para arrematar, as fachadas tropicais mais ousadas usam cores quentes




Estilo Clássico

O estilo clássico é o favorito de quem gosta de casas mais tradicionais e não quer arriscar muito, afinal são usados materiais que nunca saem de moda. As culturas gregas e romanas são as principais referências, principalmente do período renascentista.

Os principais materiais usados nas residências na época eram o calcário, o mármore, a madeira e as telhas aparentes na cobertura.


Quanto aos elementos, podemos citar o uso de colunas redondas e com detalhes. Esses detalhes aparecem em muitos outros componentes da fachada. Quando as fachadas são tipicamente clássicas, suas aberturas são bem moderadas. Além disso, apresenta entradas simétricas e bem marcadas, o que deixa a fachada bem imponente.

O estilo Neoclássico se assemelha muito ao estilo clássico. Inclusive, na história da arte, o estilo neoclássico veio para resgatar o estilo clássico. O que diferencia é a associação com outros estilos como, por exemplo, o modernista.


Para ajudar nessa escolha, você pode contar com um profissional qualificado, que vai te orientar e desenvolver um projeto dentro de um estilo para casa com a qual você tanto sonha.

17 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Inscreva-se para mais novidades!

E-mail adicionado com sucesso!

  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram

©2021 por Hugo Gleven.

bottom of page